O ChatGPT é capaz de produzir um TCC?
- textoselabora
- 15 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Perguntamos ao ChatGPT se ele seria capaz de escrever um TCC. Veja a resposta dele:

Como o próprio programa diz, ele é “um modelo de linguagem”, ou seja, não domina a linguagem humana como uma pessoa o faz. Isso significa que o ChatGPT não seria capaz, por exemplo, de usar e interpretar algumas figuras de linguagem, entender piadas e outros textos cujos sentidos estão subentendidos e pressupostos, ou mesmo diferenciar fatos verdadeiros de mentiras.
Desde o seu lançamento, temos visto muitos artigos na internet mostrando as falhas desse recurso de escrita. A Elabora Textos, então, fez alguns testes no ChatGPT, solicitando a escrita de redações escolares, textos acadêmicos e outros. Depois disso, fizemos a pergunta que apontamos acima para verificar a “autoconsciência” dessa dita inteligência artificial.
Em alguns exemplos de textos gerados pelo ChatGPT, constatamos que ele segue uma estrutura básica (com introdução, um certo desenvolvimento e conclusão) e, até onde pudemos observar, bastante “engessada”, replicando o mesmo modelo de escrita em situações e gêneros textuais distintos. Como professoras consultoras em muitos processos seletivos, avaliamos que esse modelo de processamento de textos, muitas vezes, ignora as orientações específicas que lhe foram solicitadas.
Além disso, usando direcionamentos para a escrita de um texto a respeito de assuntos com os quais temos mais familiaridade e sobre os quais reunimos arcabouço teórico (como questões sobre Linguística), notamos limitações referentes ao conteúdo. O nível de discussão que o ChatGPT nos trouxe foi bastante superficial e limitado.
Deste modo, até o momento, parece que esse simulador de escrita pode ajudar em alguns casos em que o nível de texto exija uma produção mais repetitiva e mecânica ou apresente menos aprofundamento, como a produção de postagens simples para redes sociais. Ainda assim, em nossa visão, isso não prescindiria de um trabalho de revisão a posteriori pelo “autor” ou por um profissional competente.
Por falar em autoria, vamos entrar nas questões éticas desse recurso de escrita. No texto da resposta que o ChatGPT nos deu, notamos uma preocupação em ressaltar aspectos éticos, destacando a necessidade de o próprio autor realizar pesquisa bibliográfica, coleta e análise de dados. No final, há também destaque para a necessidade de a pessoa ter um orientador para o Trabalho de Conclusão de Curso, além de usar seus próprios conhecimentos para garantir originalidade e autoria.
Não vamos aqui aprofundar a discussão do que seria autoria (se o ChatGPT pode ser superficial, seres humanos podem escolher essa ferramenta quando se faz necessário um texto mais curto para um blog), mas podemos considerar que autoria não é simplesmente colocar o nome na assinatura de um texto. Há características únicas que uma pessoa apresenta e isso também se aplica à linguagem e à produção linguística (seja oralmente ou por escrito). Deixar uma máquina realizar uma produção escrita é privar-se dessa capacidade e entregar a ela uma das características humanas mais exemplares de sua criatividade.
O próprio ChatGPT se apresenta como um auxiliar para escrever a base do texto e reforça a necessidade do trabalho humano para finalização da tarefa. É evidente que o programa não é capaz de fazer associações de ideias, elaborar argumentos ou refletir sobre um tema, mesmo que consiga esboçar um modelo básico de texto.
Se você usar o ChatGPT ou não, após finalizar um texto, recomendamos que faça uma revisão ou procure pelos serviços especializados de um profissional. Se tiver mais dificuldades com o processo de escrita, pode também buscar um acompanhamento durante a produção de seu trabalho, garantindo que você não só cumpra uma tarefa, mas também aprenda como fazer isso em futuras situações, trazendo-lhe autonomia.
Caso já nos conheça, sabe que a Elabora Textos oferece serviço de acompanhamento da escrita de TCCs, dissertações, teses e livros, além de revisão gramatical, de normas técnicas e bibliográficas. Isso não significa que fazemos o trabalho de produção escrita nem que substituímos o papel do orientador. Nossa orientação é sobre a escrita, a forma e a estrutura que podem dar melhor sustentação ao conteúdo apresentado. E se precisar de uma ajudinha mais pedagógica, oferecemos também aulas de produção de texto.
Bình luận